LIVRE-SE DA INFLUÊNCIA DA NEGATIVIDADE


O ser humano está em constante evolução, e passa por fases de desenvolvimento com características individuais relacionadas ao seu processo de aprendizagem.


Se tomarmos como base a teoria comportamental individual e o desenvolvimento humano, a forma com que cada individuo evolui, iremos perceber diversas variáveis internas e externas que levam a mudanças comportamentais dos indivíduos. Tanto as de transição rápida como as continuadas, no decorrer da vida. Como a ocorrência poderá se dar no âmbito da inteligência, da vida afetiva, das relações sociais, bem como no organismo de um modo geral, será necessário um equilíbrio progressivo. Constantemente, temos necessidades ou motivos que nos levam a agir de determinada forma no ambiente em que estamos, a fim de alcançarmos um objetivo. Isto ocorre naturalmente em nosso cotidiano, e muitas vezes são as nossas experiências que nos levam a avançar.
Mas o desenvolvimento é diferente da aprendizagem. O próprio Jean Piaget diferencia os dois termos em sua obra “Desenvolvimento e aprendizagem”, publicada em 1972. Para o autor, o desenvolvimento do conhecimento se refere a um processo espontâneo que conduz ao amadurecimento do corpo, mente e sistema nervoso. Já a aprendizagem, por outro lado, é causada por situações, eventos e experiências externas, incluindo a apresentação de um conteúdo novo por um professor ou coach, o contato com uma cultura, até então, desconhecida, ou a realização de um experimento científico.
O desenvolvimento do conhecimento é espontâneo, está no reconhecimento da origem das condutas, sejam elas cognitivas, sociais ou afetivas, corresponde à identificação de mecanismos que provocam respostas e, por consequência, determinados padrões de comportamento, revelando características comuns a cada uma.
A aprendizagem é provocada, é algo externo a nossa essência, por isso do extremo cuidado e atenção que devemos dar ao bombardeiro de influências que somos submetidos todos os dias. A literacia da informação e a habilidade de aprender são formas bem eficientes de treinarmos nosso cérebro a filtrar as influências negativas que nos impedem de desenvolver o conhecimento de forma espontânea, e que são capazes até de nos fazer retroceder.
O ser humano está em constante evolução, e passa por fases de desenvolvimento com características individuais relacionadas ao seu processo de aprendizagem. Dessa forma, o coach ou o professor ao tomar ciência, pode estudar e produzir materiais específicos, de diferentes fases evolutivas, adequados para a aplicação junto a cada indivíduo, sendo crianças, adolescentes, adultos e ou idosos. Esta ação irá contribuir para a estrutura e técnicas de ensino-aprendizagem, pois, conhecer os aspectos do desenvolvimento humano ajuda a construir vínculos e fortalecer a confiança.