PROTOTIPAGEM - SER AJUDADO PARA AJUDAR MELHOR


A prototipagem permite que você seja ajudado com suas ideias antes de colocar em prática e poder ajudar os outros. Qual a essência da minha ideia? O que preciso aprender com esse teste? Como posso executá-lo?


Prototipagem

Prototipagem, substantivo feminino, desenvolvimento ou criação de protótipos, modelos iniciais de alguma coisa que podem ser, posteriormente, usados como padrão. É a arte de transferir ideias do âmbito conceitual para a realidade. É todo e qualquer objeto físico ou virtual que simula uma interação para validar uma ideia.
Vamos exemplificar uma das diversas maneiras de prototipar. Primeiramente descreva seu problema e depois defina o protótipo. (vídeo, desenho, simulações, maquete, fluxograma)
Mas como fazer um protótipo?!
Calma que a seguir vamos demonstrar o passo a passo do processo.
Após descrever o problema, você precisa responder aos questionamentos abaixo.
Qual a essência da minha ideia? incentivo a cultura e produção textual dentro de uma realidade diversa da comumente estabelecida pela sociedade em geral.
O que preciso aprender com esse teste? qual a melhor forma de demonstrar uma realidade diversa, mas adequada a todas as pessoas.
Como posso executá-lo? Como posso apresentar a essência da minha ideia a alguém? através de um esboço do livro a ser produzido. Título para a obra.
Para quem é este protótipo? para o autor e seus potenciais leitores.
De quê preciso para executá-lo? (materiais, local, pessoas)? capa provisória, conteúdo provisório e disposição provisória.
Qual o melhor momento para realizar o teste? Imediatamente após a disponibilização do material, capa…
Quais ferramentas posso precisar durante o teste? Imagens virtuais, pré-projeto virtual...
Identificado o problema: Tempo para conversão de estoque em vendas muito longo. E tendo o tipo de protótipo escolhido: Fluxograma do funil inbound. Vamos a execução da prototipagem.
1- Definição da solução: Automatizar o inbound
2- O que se quer aprender e medir na prototipagem? Gerar interesse: blog e redes sociais; Gerar conhecimento: e-book e webnars; Gerar engajamento: insta e e-mail marketing; criar comunidade: grupo do telegram.
3- Quem faz o quê? Fulano, tudo relacionado a marketing; secretaria: controle grupo telegram; autora: grupo do telegram; editora: conteúdo.
4- Estipule um roteiro de entrevista e defina quem será entrevistado? Publico alvo da obra. Contextualização: estilo de vida, rotinas, preferencias, interesses em literatura, gêneros preferidos, uma boa e uma má experiência com literatura. Intermediarias: como busco literatura? que tipo de livros prefere: e-book ou físico? O que mais lhe influencia na hora de escolher um livro? Orientações: melhor forma de gerar relacionamento com você? O quanto seria útil para você esta literatura? Qual informações deveriam ter nesta obra? Consolidadoras: esta forma de comunicação faz sentido para você? Onde poderia melhorar? Você gostaria de participar de uma comunidade?
Última fase está na coleta dos feedbacks para validação do seu protótipo.
1. O que funcionou no protótipo?
2. O que não funcionou?
3. Que perguntas foram feitas durante o teste?
4. Que novas inspirações surgiram?
Após responder estes questionamentos com as informações obtidas anteriormente você estará com sua ideia validada e pronta a ser realizada e comercializada.
Muito importante, lembre-se de anotar todos os passos, fatos e acontecimentos, pois essas informações serão essenciais posteriormente.