COMBATA O ESTRESSE, CELERADO SILENCIOSO, COM TRANQUILIDADE E UM SORRISO.


É um sério problema social, econômico e de saúde pública, pois infelizmente, atinge em geral a população, sem distinção de idade ou gêneros.


Combata o estresse, celerado silencioso, com tranquilidade e um sorriso.

É muito natural que um engano ou erro seja resultante do estresse. Nunca a palavra estresse ganhou tamanha notoriedade em circunstâncias tão dramáticas como hoje em dia.
Segundo o dicionário brasileiro Michaelis, estresse é o estado físico e psicológico provocado por agressões que excitam e perturbam emocionalmente o indivíduo, levando o organismo a um nível de tensão e desequilíbrio, em consequência do aumento da secreção de adrenalina; estricção.
A conjuntura de reações do organismo de ordem física e psíquica é capaz de perturbar a homeostase. (termo criado por Walter Cannon, e pode ser definido como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo) Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar para sobreviver”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, que desencadeiam uma reação a agressão sofrida. uma interação entre a agressão e a resposta, como propôs o médico canadense Hans Selye, o criador da moderna conceituação de estresse. O estresse fisiológico é uma adaptação normal; quando a resposta é patológica, em indivíduo mal adaptado, registra-se uma disfunção, que leva a distúrbios transitórios ou a doenças graves, mas, no mínimo agrava as já existentes e pode desencadear aquelas para as quais a pessoa é geneticamente predisposta.
"O estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar". Hans Selye.
É um sério problema social, econômico e de saúde pública, pois infelizmente, atinge em geral a população, sem distinção de idade ou gêneros.
A vulnerabilidade e a preocupação com o futuro só aumentam as incertezas e piora a qualidade de vida. Existem muitos medos.
Mas podemos e devemos fazer nossa parte ao combate a este celerado silencioso. Mas de que forma?
Aprimoramento de nossas habilidades. Foco em nossos objetivos, mas reservando um tempo de lazer. Olhar para a pessoa ao nosso lado, oferecer apoio, se importar em deixar o dia dela melhor, seja com uma palavra, uma ação ou um sorriso. Evitar exageros, nada é excesso é saudável. Vamos agradecer por tudo e todos, a gratidão nos dá vitalidade. Vamos amar mais, ter compaixão pelo próximo, mesmo que ele ainda não tenha entendido que deve amar a si mesmo. Vamos rir mais, vamos dançar mais. Movimento é vida! Vamos nos permitir sermos felizes e saudáveis. A vida foi feita para ser vivida intensamente a cada momento.
Com a gratidão, o corpo atualiza o nível de felicidade e bem-estar, e muda instantaneamente para o modo “viver em harmonia”. Seja feliz você também.