GRATIDÃO: ESTUDO ATRAVÉS DO LIVRO DE OURO DA VIDA EM ALTA PERFORMANCE


A utilização da ferramenta gratidão talvez seja o passo mais importante e primordial para o desabrochar em viver uma vida em alta performance. O Universo estrutura e conspira, nos mínimos detalhes, para que a nossa passagem aqui na Terra seja a mais proveitosa possível. Ter o hábito de agradecer nos enche de gratidão por todas as coisas e nos torna um instrumento divino que leva amor e harmoniza todo e qualquer ambiente ou pessoas.


Ponderação, devemos contrabalancear os extremos. Uma mãe taxada como “boazinha” tem grandes chances de criar um filho dependente, que não terá segurança em seguir em frente em sua vida e em seus relacionamentos em função do vínculo de dependência criado entre ascendente e descendente; por outro lado, uma mãe taxada como rígida e autoritária, sua prole tenderá sofrer pela falta de amor, atenção e replicará em sua existência. Quando a mãe consegue encontrar equilíbrio em todos os aspectos, a harmonia reina na família inteira. O que gera gratidão não só pelo resultado, mas pelo processo como um todo.
Com o exemplo acima, vamos ao primeiro trecho do capítulo:
Vivo sempre em perfeita harmonia.
Vivo sempre em total estado de gratidão.
Desde a hora que levanto,
Ao abrir dos meus olhos,
Não posso deixar de agradecer.
Onde há gratidão, há harmonia. E, exatamente nesta ordem. Vibrar na frequência da gratidão nos traz um retorno quase que imediato para harmonizar qualquer que seja a situação, pois a poderosa energia gerada pela prática da gratidão nos traz benefícios como a saúde e prosperidade.
Se você está com desafios com alguma pessoa, seja o sentimento de raiva, rancor ou mágoa, não fique remoendo essas emoções que não nos levam a lugar algum, ao invés disso, aproveite a oportunidade para praticar a gratidão: (diga o nome da pessoa), muito obrigada. Repita diversas vezes. Esta prática nos ajuda inclusive no não julgamento alheio.
O importante é nos utilizarmos da gratidão em todos os momentos da nossa vida. O que nos leva ao segundo trecho do capítulo:
Já ao acordar, agradeço a tudo e todos.
À noite, enquanto meu consciente estava desligado,
Estive protegido durante todo o tempo.
Isto já é uma dádiva, digna de gratidão.
Ao ler estas palavras, nos reforça o entendimento que devemos ter gratidão a tudo e todos. Temos a tendencia de agradecer somente baseado em um resultado, no alcance de uma expectativa e, deixamos de observar as coisas singelas do dia a dia, mas que são essenciais para a nossa existência.
Que dádiva é poder dormir tranquilamente. Que dadiva é poder respirar livremente durante o sono. Estes são detalhes extremamente fundamentais para a nossa existência aqui na Terra e que não damos o devido reconhecimento e gratidão que merece.
O que nos leva à reflexão do próximo trecho do capítulo:
Agradeço a cama que me acolheu,
Agradeço por tantos afazeres que tenho no dia,
Agradeço por poder levantar com saúde,
Agradeço pelo funcionamento perfeito de todo meu corpo.
Que dia repleto de dádivas tenho eu.
Na prática da gratidão diária, começamos a ampliar nosso campo de visão e entendimento sobre as inúmeras bençãos e oportunidades que somos agraciados todos os dias. Quanto mais gratidão temos pelas coisas, pessoas ou circunstâncias, mais motivos nos surgem para agradecer.
Só o fato de estarmos vivos já é motivo de gratidão. Mas com a expansão de consciência que desfrutamos com a prática da gratidão, podemos perceber quantas dádivas nos são agraciadas a cada instante de nossa vida. Veja, o nosso corpo é uma máquina perfeita, desde a criação até o seu funcionamento, com cada órgão incrivelmente sincronizado, cada um com sua função.
O Universo estrutura e conspira, nos mínimos detalhes, para que a nossa passagem aqui na Terra seja a mais proveitosa possível. O fluxo da vida universal nos conduz no caminho da evolução. Uma reconciliação com nós mesmos. Nos dá oportunidade a todo o instante de adquirirmos conhecimento e de colocá-los em prática. Pois a magnitude desta sintonia nos leva ao crescimento espiritual, onde o ego dá lugar a manifestação do Ser divino que habita em cada um de nós.
Conexão com o todo nos leva a mais um trecho do capítulo:
Muito obrigado antepassados,
Muito obrigado meu pai, muito obrigado minha mãe,
Muito obrigado meu cônjuge, meus filhos, meus irmãos.
Muito obrigado a todos os meus familiares.
Cada pessoa da minha família é uma dádiva e por isso agradeço.
A família é o bem mais precioso que temos aqui, e é um grande aliado para que cumpramos nosso propósito nesta vida. Seja para nos auxiliarmos, seja para aprendermos a conviver com as diferenças. Nossa primeira opção, geralmente, é se livrar daquilo que julgamos não bom para nós. Aí já identificamos o primeiro “erro”, o julgamento. Nem sempre o que queremos, o que desejamos é o melhor para nós naquele determinado momento. O que verdadeiramente importa é o que precisamos e não o que queremos. Se estou na família em que me encontro é porque este é o exato lugar em que eu preciso estar, para que eu cumpra a minha missão.
Por vezes não observamos a quantidade de pessoas que passaram pela nossa família antes de nós, pais, avós, bisavós, e assim por diante. E nem refletimos por toda a carga emocional que todas estas pessoas passaram para que eu pudesse estar aqui neste momento. Temos o costume de olhar para o nosso sofrimento, dificuldade e, não paramos para ponderar todos os percalços vivenciados pelos nossos antepassados. Por isso, o mínimo é termos gratidão a toda a nossa linhagem. Sem julgamentos, somente gratidão, pois certamente fizeram o melhor que podiam com o conhecimento que tinham.
Aos que tem a dádiva de terem algum de seus ancestrais vivos, aproveite ao máximo. Absorva o conhecimento e experiência de vida que eles obtiveram por toda a trajetória. A sabedoria deles irá lhe encher de ricos ensinamentos. O que nos leva a outro trecho do capítulo:
A partir do meu despertar,
Mantenho o estado de gratidão por todo o meu dia.
Muito obrigado minha casa, meus meios de transporte.
Muito obrigado meu trabalho e todas as atividades que tenho no meu dia.
Consigo ver a Vida Universal pulsando em cada objeto
E isso me enche de gratidão por todas as coisas.
Nos abastecermos de altas vibrações já ao acordar nos dá força e estabilidade suficiente para encararmos um dia desafiados em nossa jornada. Mas trabalharmos a gratidão em todas as atividades do nosso dia, nos traz uma harmonização para o nosso corpo e consequentemente a exalamos por onde quer que passemos.
Ter o hábito de agradecer nos enche de gratidão por todas as coisas e nos torna um instrumento divino que leva amor e harmoniza todo e qualquer ambiente ou pessoas. A gratidão é o remédio para a desarmonia, não importa a origem. Quando passamos a ser um canalizador desta poderosa força, precisamos cada vez mais praticá-la com maior presteza, para que essa energia perdure intensamente por todo o dia.
Vejo o Amor da Vida Universal alojado em cada ser,
Cada ser humano, cada animal, cada vegetal, cada mineral.
E isso me enche de verdadeira gratidão.
Além disso, consigo agradecer a todos os fatos que me sucedem,
Até mesmo aqueles que de imediato não parecem bons,
Mas que estão cercados de benefícios ocultos
Para meu crescimento e aprimoramento.
Como é bom viver em estado de constante gratidão.
Através da gratidão, minha consciência se expande.
Através da gratidão, atinjo o estado de absoluta paz.
Através da gratidão, minha vibração se eleva.
E tudo sempre se encaminha para o bem e para o sucesso.
Pare e reflita um instante. Quantas vezes você já ignorou sinais que o Universo lhe envia para o aprimoramento do seu ser? Quantas oportunidades você escolher deixar passar por não estar com atenção plena no aqui e agora?
Esta intuição que cada um de nós temos, nos permite vivenciar o amor incondicional do Universo que pulsa dentro de cada individuo. Por vezes estamos tão acostumados ao piloto automático que deixamos de utilizar essa poderosa ferramenta intrínseca. O ato de agradecer a tudo e a todos faz com que a minha vibração se eleve e minha sensibilidade passa estar cada vez mais aguçada em me enviar alertas que aprimoram meu aprendizado e evolução. O que torna natural o sentimento de gratidão por todos os fatos que me sucedem, absolutamente tudo, sem exceção.
A utilização da ferramenta gratidão talvez seja o passo mais importante e primordial para o desabrochar em viver uma vida em alta performance.