O PROFISSIONAL DO FUTURO


A relevância das competências na valorização pessoal e do profissional do futuro, assim como a importância do estímulo e aprendizagem no ensino básico das crianças.


Está se falando muito no profissional do futuro, mais do que suas habilidades digitais são as competências e entendimento que precisam ter. Existe boa literatura sobre o tema. Um livro bem interessante sobre Competências do Futuro é do Andrea Iorio, ex-CDO da L’Oréal Brasil.
Observando as empresas em transformação e algumas literaturas, foi possível analisar os desafios enfrentados diariamente por diversos setores em relação a encontrar funcionários com perfil adequado e adaptado a essa nova realidade. Destacam-se algumas competências básicas para ser um profissional desejado pelo mercado.
Dentre elas, ter pensamento crítico, atitudes diárias que geram ou agregam valor as empresas. O questionamento salientado aqui é balançar o status quo do processo empresarial e não de desrespeito ou insubordinação. São os famosos porquês que alavancam o crescimento interno e externo, onde a experiência do consumidor conta muito.
A capacidade de adaptação do nosso cérebro as situações em constantes transformações para resolução de problemas complexos, capacidade de julgamento e tomada de decisões para diferentes modelos de negócios, ou seja, flexibilidade cognitiva. O especialista em um segmento já não tem tanto prestígio como o profissional multifuncional e empresas atuantes em coworking, que implementam em seu cotidiano modelos adaptáveis a realidade encontrada. Pivotar é uma maneira de evoluir tanto em seu modelo de negócio profissional como pessoal. O negócio pode continuar o mesmo, o que muda é o modelo, a forma de se executar. Exercite seu cérebro para tomar decisões enxergando o futuro, levando em consideração as necessidades do seu cliente e auxiliando os empresários a adaptação e evolução exponencial das empresas.
Essa execução inovadora requer mais foco e capacidade de argumentação negocial para alcançar os objetivos propostos. O mundo está cheio de teóricos e com milhares de ideias, que falam muito e a realização de verdade não se faz presente. Poucas são as pessoas que sabem e dizem com clareza o que realmente estão fazendo, de que forma estão executando e os resultados atingidos ou a serem alcançados. Sendo assim, o consultor especialista perdeu espaço no mercado, pois as empresas já entenderam que a transformação está na execução e não na teoria. O profissional do futuro não somente aponta o caminho, assume o papel de executor e faz com que as coisas aconteçam.
Outra competência bem relevante é o conhecimento do comportamento humano. Inteligência emocional, personalidades, liderança, gestão de pessoas e equipe. Todos deveríamos aprender essas competências no ensino básico das escolas. Quiçá em um futuro, próximo, possamos nos orgulhar desta conquista. As empresas estão cada vez mais oportunizando e estimulando o desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários e colaboradores, sendo através de palestras, cursos ou treinamentos. Considero uma abordagem transformadora, pois quanto mais qualificado e familiarizado esteja a pessoa com o comportamento humano e o autoconhecimento, maiores serão as chances de decisões assertivas seja qual ramo for.
Inteligência, talento, inovação, criatividade. A grande questão é como desenvolver a criatividade nas pessoas? Quando já estimulado desde criança, essa competência se torna natural, sendo ela nata ou adquirida, e prepara o profissional para a vida. Nós casos em que nos deparamos com essa deficiência, o desenvolvimento pode ser tornar mais árduo num primeiro momento, mas exercitando o cérebro a pensar e agir, a criatividade adquirida salienta-se na conquista de sonhos e metas. Ao meu ponto de vista, questionar é um dos primeiros passos para estimular a criatividade. São as perguntas que movem o mundo, portanto, aprender a perguntar é fundamental. Questionamento mais ação é igual a movimento, e movimento é vida. É inovação. É evolução.
Estímulos como o autogerenciamento em uma gestão descentralizada, oportuna a produtividade efetiva e gestão do tempo. Encontrar um ambiente de trabalho propício ao seu desenvolvimento profissional e pessoal são vantagens que somente quem tem sabe o real valor. Para tanto, você precisa ser um profissional competente e desejado pelo mercado. Procure negócios que permitam sua evolução. Aja com foco e determinação. Lembre-se que o responsável pelo seu futuro é somente você!